segunda-feira, 25 de agosto de 2008


Todos nós: Investidores!

Os produtos que nos chegam como alimento hoje são plantados, transportados, processados, embalados, transportados novamente e vendidos não sabemos muito bem, ou nada bem: por quem; como e de onde vêm. Até a composição do alimento, que por lei deve ser descrita no rótulo, fica cada vez mais confusa. Mas, a resposta está cada vez mais simplista, ou seja, quase tudo o que comemos, foi plantado em uma monocultura ( hectares e hectares plantados com a mesma espécie) e que, por isso, exige uma quantidade cada vez maior de agrotóxicos (produtos químicos artificiais que não se decomporão tão cedo, acumulando-se no ambiente, no seu corpo e no dos animais). Transportados a longas distâncias, poluindo o ar. Processados e embalados em indústrias, provavelmente multinacionais que do Brasil usam: os recursos abundantes, a mão de obra barata e o mercado com menor nível de exigência e daqui levam: muito dinheiro para seus países des-envolvidos ficarem ainda mais “desenvolvidos”. Transportados novamente a longas distâncias poluindo pela estrada fora. E finalmente vendido ao consumi-dor em supermercados talvez de alguma rede multinacional, como o Wall-Mart que comprou a marca Nacional no Rio Grande do Sul e mantém, surpreendentemente, o mesmo nome!
Mas, eis que no fim do túnel reluz uma esperança, são os orgânicos, os alimentos orgânicos, ou seja, alimentos produzidos sem agrotóxicos, em pequenas propriedades e com diversidade, alface com tomate e rúcula, mais agrião e também com milho e ainda os chás, uma festa da biodiversidade, que não esgota a terra por não exigir muito, por muito tempo dos mesmos elementos do solo como a monocultura. E mais do que produzir alimentos mais saudáveis e nutritivos às pessoas o sistema é mais humano para quem está envolvido, são famílias, associações, cooperativas trabalhando em organizações horizontais, onde a renda é, em geral, melhor distribuída. É uma nova sociedade que germina com objetivos mais saudáveis também.
Cada produto que compramos tem uma história, trás uma energia agregada dos processos e das pessoas pelas quais passou. A próxima vez que comprar, pense, em qual país, ideologia e tipo de sociedade você está investindo seu dinheiro feito com o tempo da sua vida.
Em Itajaí aconteceu no dia 9 de agosto de 2008 a I Feira Agroecológica em Itajaí, uma grande conquista! E mesmo com a chuva forte que não deu trégua foram muitos os visitantes e compradores na feira! O Triambakam contribuiu apresentando uma esquete de Teatro- Fórum sobre o conflito entre a mãe que queria fazer compras no supermercado e estava atrasada para o cabeleireiro e sua filhinha que queria que a mãe fizesse as compras na feira agroecológica, já que aprendeu na escola que os agroecológicos são mais saudáveis!

Nenhum comentário: